Válvulas do Tipo Gaveta: são de baixa queda de pressão quando totalmente aberta; abertura e fechamento lentos; movimento linear; adequada somente para água, vapor e outros fluidos limpos; não são adequadas para fluidos contendo sólidos em suspensão ou fluidos densos (lamas) ou que possam cristalizar; são bidirecionais quanto ao sentido de fluxo. São válvulas de alta recuperação de pressão o que lhe proporciona baixa capacidade de controle.
A capacidade de vedação dessas válvulas aumenta com o aumento da pressão diferencial. Podem ser construídas em bitolas de até 84” na classe 150 ou acima, depende do fabricante. A haste pode ser fixa (não ascendente) ou ascendente, para esta última deve ser previsto espaço acima da válvula para permitir sua abertura completa. Esta característica também lhe permite uma visualização rápida da posição da válvula, se aberta ou fechada, além de impedir o contato da rosca com o fluido, caso este seja corrosivo. Pode ser construída com diversos tipos de obturadores (cunha sólida, flexível, bipartida ou gaveta paralela), além de diversos materiais, bitolas e classes de pressão. As conexões podem ser rosqueadas, flangeadas (FF, RF ou RTJ), para solda de encaixe ou de topo.
O castelo pode ser rosqueado, flangeado, pressure seal, entre outros. O acionamento pode ser através de volante manual, redutor de engrenagens, atuador elétrico ou hidráulico.