Válvulas do Tipo Globo com Acionamento Pneumático (Reta ou Angular): são válvulas utilizadas para controle e bloqueio de fluxo. Para controle elas devem ser utilizadas para aplicações até 20% de pressão diferencial ou 150 psi, o que for menor. Podem ser construídas com diversos tipos de obturadores (com ou sem pino guia) e com sedes metálicas ou resilientes, além de diversos materiais para o corpo, castelo e componentes internos, para aplicações corrosivas ou não corrosivas, são unidirecionais quanto ao sentido de fluxo.
No estilo reta (convencional) o fluxo muda de direção duas vezes por 90°, impondo uma alta queda de pressão mesmo estando completamente aberta. No estilo “Y” ou Angular a queda de pressão é bem menor, devido a geometria da área de passagem para o fluxo ser praticamente retilínea. A vedação nas válvulas do tipo globo tende a reduzir com o aumento da pressão diferencial.
Válvulas do Tipo Globo Tipo Gaiola: a gaiola é o principal componente deste tipo de válvula, sendo utilizada praticamente apenas nas válvulas de controle automáticas. Ela é uma bucha cilíndrica podendo ou não ter aberturas especificamente caracterizada para o escoamento do fluxo. O perfil formado entre estas aberturas e o curso do obturador define a característica de vazão e o CV nominal da válvula
Testes / Calibrações e Documentação: Válvula entregue calibrada e testadas conforme as especificações e/ou recomendações das normas NBR ISO/IEC 17025, ABNT NB-284, ASME, ANSI e API. Certificado de calibração com rastreabilidade da Rede Brasileira de Calibração (RBC) / Inmetro.
Acompanha Data book, Etiqueta de Rastreabilidade e Lacre.